Montar o Jogo
Antes de criar o Jogo, certifique-se de ter criado antes: Elementos, Equipes, Administradores, Facilitadores, Indicadores/KPIs (somente se pretende utilizá-los) e Reconhecimentos (apesar de opcional, é recomendável).
Tela Configuração do Jogo
Esta tela é acessível pela tela principal do sistema, clicando-se no botão NOVO JOGO.
Criar novo Jogo
Tipo de Jogo
O Tipo de Jogo é uma escolha importante pois definirá como as Interações serão organizadas e apresentadas aos participantes. Atenção: essa é uma decisão importante, pois uma vez feita, você não poderá alterá-la – se precisar alterar, exclua o Jogo e inicie o processo novamente. Selecione qual tipo de Jogo deseja criar:
Baseado em Tempo: neste tipo de Jogo, as Interações são apresentadas aos participantes de forma sequencial pois cada uma tem um período definido para ficarem disponíveis para os Jogadores.
Baseado em Níveis: neste tipo de Jogo, as Interações vão sendo realizadas em progressão. Elas não têm um período pré-determinado para serem apresentadas pois ficam disponíveis para os Jogadores durante todo o tempo do Jogo.
Conteúdo pré-interação: use estes campos para carregar documentos (multimídia) ou assinalar um vídeo para que os participantes vejam antes de interagirem com o Elemento:
Documento/Multimídia: clique para carregar um documento.
Vídeo: selecione se quer utilizar YouTube ou Vimeo como sendo a plataforma de visualização do vídeo e informe o código do vídeo.
Material de Suporte: além dos conteúdos de pré-interação, você ainda pode adicionar outros materiais de suporte ao Jogo, como mapas, instruções, dicas, vídeos, apostilas, etc.
Período de disponibilidade do Jogo: esta também é uma informação importante, pois é este período que definirá o período que as Interações ficarão disponíveis para os Jogadores. Se você tiver selecionado o Tipo de Jogo baseado em Tempo e incluir uma Interação com período maior, o sistema ajustará o período do Jogo para contemplá-la. Em Jogos baseados em Níveis, todas as Interações ficam disponíveis no período definido nestes campos.
Interações
Nesta tela é onde você vai selecionar quais Interações devem fazer parte do Jogo.
Clique em uma Interação na lista para ver seus detalhes.
O ícone
indica que a Interação tem disparo Automático (se estiver cinza, indica que o disparo é Manual).
O ícone
indica que um Indicador/KPI foi atribuído à Interação (se estiver cinza, indica que não há).
O ícone
indica que a Interação já teve participação de Jogadores
Clique no ícone 🗙 para excluir uma Interação.
Clique no ícone
para inativar/ativar.
Se o Tipo de Jogo for Baseado em Níveis, você poderá ver a listagem de Interações para cada um nos níveis criados. O primeiro nível é criado automaticamente para facilitar a inclusão das Interações, mas você pode adicionar quantos níveis quiser clicando no ícone
logo abaixo do nível corrente. Também é possível incluir conteúdos específicos do Nível para apresentar aos Jogadores quando tiverem acesso a ele.
Clique no botão
Adicionar Interações
para abrir a janela com os Elementos disponíveis para inclusão.Adicionar Interações: é nesta janela que você poderá selecionar quais Elementos e Reconhecimentos farão parte do Jogo:
Use os botões
para selecionar qual Elemento ou qual Reconhecimento quer adicionar.
Você pode clicar no ícone
para adicionar um novo Elemento (de acordo com a seleção feita), sem sair da tela de configuração do Jogo.
Equipes: selecione quais Equipes poderão jogar a Interação selecionada. Você também pode clicar no ícone
para adicionar uma nova Equipe sem deixar a tela de configuração do Jogo.
Indicador/KPI: caso queira que a Interação contribua com a métrica de um Indicador, selecione um para ser atribuído à Interação.
Período de disponibilização da Interação: se o Tipo de Jogo for Baseado em Tempo, você poderá definir um intervalo específico para que a Interação fique disponível para os participantes. Se o Tipo de Jogo for Baseado em Níveis, estes campos ficarão indisponíveis pois todas as Interações adicionadas seguirão o período estabelecido para o Jogo.
Modo Teste - Interação: selecione esta chave para informar ao sistema que a Interação sendo adicionada ficará disponível para os gestores do Jogo testarem antes de disponibilizar para os Jogadores. Caso queira que todo o Jogo entre no Modo de Teste, deixe essa chave desligada e use a chave similar nas Configurações Auxiliares do Jogo.
Modo de Disparo: use essa chave para controlar, manualmente, quando as Interações ficarão ativas para interação dos Jogadores. Note que este controle diz respeito às Interações, não aos Objetos dos Elementos – são chaves similares, porém em escopos diferentes.
Clique no botão
INCLUIR
para adicionar a Interação ao Jogo.
Administradores do Jogo
São Colaboradores da Empresa que possuem o papel de Administrador de Jogo e que podem disparar intervenções ou criar ações para os demais Jogadores participarem ou interagirem. Caso queira adicionar outros Colaboradores à lista que não sejam, necessariamente, Administradores, use a barra de busca abaixo e clique no ícone para incluí-los. Importante mencionar que os Administradores de Jogo não jogam ou pontuam no Jogo.
Facilitadores do Jogo
São Colaboradores com papel designado de Facilitador de Jogo ou Profissionais externos (de Empresas-parceiras) que trabalham junto com os Administradores do Jogo, mas só podem disparar intervenções ou ajudar nas interações criadas para os demais Jogadores participantes. Tal como os Administradores, estes usuários não jogam, nem pontuam.
Configurações Auxiliares
Nesta tela, você pode realizar ajustes adicionais ao Jogo que está criando.
Administração de Pontos: informe se os pontos deverão expirar após uma certa data, se os Jogadores terão os pontos de Ações e Missões debitados do seu saldo, caso não tenham participado das Interações. Clique no botão
Zerar
caso queira que todos os pontos dos participantes sejam apagados.Comunicação: use os controles de Comunicação para definir como quer que os Jogadores sejam informados sobre algumas atividades do Jogo. Há três formas de criar as comunicações: por e-mail, por push notification (mensagem) e por WhatsApp™. Além disso, você pode definir em quais dos seguintes momentos a comunicação deverá ser enviada: 1) antes do Jogo começar, 2) antes do Jogo terminar e 3) antes de cada Interação programada. Ligue a chave correspondente a quando quer enviar os avisos, defina a quantidade de dias (de antecedência) para cada uma e marque o ícone
nos meios de comunicação que deseja usar.
Modo Teste para o Jogo: adicionalmente ao Modo de Teste das Interações (útil para quando quer testar Interações isoladas), este Modo disponibiliza o Jogo inteiro para ser testado antes de ser disponibilizado para os participantes; por isso, é importante fazer os testes antes de qualquer Jogador ter feito alguma participação real – caso o Jogo já tenha ido alguma participação, opte por usar o Modo de Testes da Interação. Para usar o Modo de Teste para o Jogo, ligue a chave “Modo de Testes” e selecione os Colaboradores que serão os Testadores – responsáveis por testar as Interações para saber se estão com a dinâmica esperada no Jogo.
Quando concluir os testes, basta desligar essa chave e o sistema limpará todas as interações e zerará os pontos, deixando o Jogo pronto para ser disponibilizado para os Jogadores efetivamente.
Outras configurações: use estas configurações para incrementar ainda mais seu Jogo:
Acesso direto ao Jogo: use esta funcionalidade para permitir que participantes externos (não colaboradores) consigam acessar o Jogo e participar das Interações. Ligue a chave para ativar essa funcionalidade, entre com um código único para o Jogo (o código não deve existir na plataforma) – você pode gerar um QR-Code para compartilhar com os participantes, defina uma Equipe onde estes participantes serão incluídos e uma quantidade para limitar o número de participantes usando este recurso (deixe o campo em branco se não quiser limitar).
Jogos Multi-Empresas: se for um Administrador do Parceiro ou com nível de acesso superior, terá a possibilidade de criar Jogos com a participação de várias Empresas. Esse é um recurso interessante quando se quer criar Jogos abrangentes e, normalmente, com a participação de Jogadores externos (não colaboradores). Para ativar essa funcionalidade, ligue a chave e clique no botão
Selecionar Empresas
para definir quais Empresas poderão participar do Jogo. Caso queira que usuários externos também participem do Jogo, combine essa funcionalidade com o recurso de “Acesso direto ao Jogo” (criando um código para ser compartilhado externamente).Exportar dados: esta funcionalidade ainda não está disponível, mas quando estiver, você poderá fazer o download de todos os dados do Jogo em um arquivo TXT/CSV.
Clique no ícone
para SALVAR
Clique no ícone
para Cancelar
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