Programas

Programas são o “Fazer em foco”.

Os Programas são Elementos complexos que contém uma dinâmica e componentes próprios. Eles podem ser comparados a jogos de tabuleiro, onde há times, personagens, rodadas e interações cíclicas; ou seja, é ideal para treinamentos fechados onde haja necessidade de os participantes assumirem papeis diferentes a cada interação ou onde as rodadas exijam interações diferentes.

Dessa forma, um Programa pode ser configurado por Personagens ou por Rodadas. Cada um carrega características próprias:

Programas por Personagens

A dinâmica gira em torno dos participantes assumirem papeis diferentes (personagens) a cada rodada. É muito útil quando se necessita fazer uma interação onde a inversão de papeis é fundamental.

É necessário criar, pelo menos, 2 personagens diferentes para os jogadores interagirem e no máximo, 10 personagens. Cada Jogador DEVERÁ escolher seu Personagem a cada rodada e não poderá repetir a escolha.

Para cada Personagem definido, deverá haver uma Categoria de Objetos associada a ele. A cada rodada, todos os Objetos da referida categoria serão mostrados para o Personagem escolhido poder interagir. Então, a quantidade de rodadas será igual à quantidade de personagens criados, pois a cada rodada, cada Jogador terá a chance de "ser" uma vez cada um dos personagens.

Programas por Rodadas

Neste caso, a dinâmica é em torno dos Objetos a serem interagidos que poderão ser apresentados de uma única vez ou divididos em várias rodadas. É um tipo de interação bem interessante para ser usado de forma evolutiva, em módulos ou então, em diferentes momentos tendo cada Categoria de Objetos sendo disponibilizada separadamente.

Há somente um único personagem; então, os Jogadores não terão como mudar ou escolher um personagem a cada rodada (neste caso, a quantidade de rodadas disponíveis será definida pela forma como os Objetos serão apresentados).

Na opção múltiplas categorias, a cada rodada, todos os Objetos da Categoria definida para aquela rodada, serão apresentados para interação. Na opção categoria única, a cada rodada, somente a quantidade de objetos definida será mostrada para interação, de forma aleatória. O Programa termina quando todos os Objetos forem apresentados.

Como os demais Elementos, os Programas também podem ter Reconhecimentos/Prêmios próprios atrelados a eles.

Exemplos:

  • Treinamento de Feedback

    • Múltiplos personagens

    • Times com uma quantidade específica de participantes

    • A cada rodada, os participantes escolhem um personagem para interagirem

    • Ao final, todos os participantes puderam ‘ser’ cada um dos personagens

  • Mini-jogos pontuais/específicos

    • Quantidade de rodadas pré-definida

    • Vários participantes, mas sem necessidade de personagens

    • Todos os participantes devem responder todos os Objetos

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